Diagnóstico por Imagem em Medicina Interna

Diagnóstico por Imagem em Medicina Interna

  • 400 Horas de duração
  • 0 Aulas
  • 12 Módulos
Clovis Rêgo Coêlho

O curso terá ênfase na avaliação dos exames de Tomografia e Ressonância Magnética, bem como dos métodos mais avançados de Doppler e Elastografia em Medicina Interna. Ao fim do curso, o aluno estará preparado para atuar com as mais avançadas técnicas e protocolos ligados ao Diagnóstico por Imagem na área da Radiologia Abdominal e Torácica.

Conteúdo Programático:
Fígado
Pâncreas e Vias Biliares 
TGI, Retroperitôneo, Baço, Peritôneo 
Pelve Feminina
Urologia e Pelve Masculina
Tórax I
Tórax II
PET/CT - Oncologia
Estudos Vasculares 
Doppler em Medicina Interna e Elastrografia 
Emergência / Intervenção
Revisão Integrativa de Casos
Trabalho de Conclusão de Curso

Matrículas:

Pré-requisitos:
Médicos Radiologistas: Certificado de Residência/Aperfeiçoamento ou Prova de Título em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Médicos Residentes e Aperfeiçoandos: Ter concluído a Graduação em Medicina e Declaração da Residência/Aperfeiçoamento em Radiologia.

Qualificação obtida: Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Pós-graduação Lato Sensu em Diagnóstico por Imagem em Medicina Interna – Reconhecido pelo MEC.

Documentação:
- Diploma de Nível Superior (cópia frente e verso)
- Certificado de Residência/Aperfeiçoamento ou Prova de Título em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.Se residente, declaração correspondente (cópia frente e verso)
- Currículo Simples (cópia)
- Comprovante de Endereço (cópia)
- CRM ou CNH (cópia frente e verso)
- Ficha de Inscrição

Os documentos deverão ser enviados por e-mail (arquivos digitalizados com boa resolução; frente/verso) para matriculas@saocarlosensino.com.br ou entregues de forma presencial no local: Rua Otoni Façanha de Sá, nº 69 - 2º andar - Dionísio Torres (Por trás da emergência do Hospital São Carlos). Formas de pagamento: Boleto bancário ou Cartão de Crédito em até 12x.

Estamos a disposição para esclarecer as dúvidas através de nossos Whatsapp: 99156-2696/ 98713-5153.

* O cronograma pode ser alterado de acordo com as demandas dos palestrantes e logística do Instituto. A responsabilidade na realização da compra de passagens aéreas e reserva de hotéis é do aluno da pós-graduação.
Obs: O curso será realizado somente após completado número mínimo de alunos da turma. Caso isso não ocorra, o Instituto se responsabiliza por devolver de forma integral o valor pago de cada aluno.

Médicos que queiram se preparar para atuar em medicina diagnóstica com conhecimento das tecnologias mais avançadas em exames de imagem.

Clovis Rêgo Coêlho
""


Graduação: Universidade Federal do Ceará (UFC).
Residência médica: Radiologia e Diagnostico por Imagem no Instituto de Radiologia da Universidade de São Paulo (InRad – FMUSP).
Residência médica: Radiologia e Diagnostico por Imagem no Instituto de Radiologia da Universidade de São Paulo (InRad – FMUSP).
Pós-graduação: Especialização em Ressonância Magnética, Tomografia e Angiotomografia do Abdome e Pelve no Instituto de Radiologia da Universidade de São Paulo (InRad – FMUSP).
Título de Especialista: Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
Membro titular: Radiological Society of North America (RSNA)
Docência: Preceptor da Residência Médica em Diagnóstico por Imagem e Radiologia do Hospital São Carlos/Clinica São Carlos Imagem.
Docência: Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Diagnóstico por Imagem em Medicina Interna.
Docência: Professor do Curso Livre de Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral e Doppler – Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa.


Renata Cavalcante Lima Coêlho
""


Graduação: Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.
Residência Médica: Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Instituto de Radiologia da Universidade de São Paulo (InRad – FMUSP).
Pós Graduação: Especialização em Ultrassonografia Geral e Doppler na Universidade de São Paulo – Instituto de Radiologia (InRad – HCFMUSP).
Docência: Preceptor da Residência Médica em Diagnóstico por Imagem e Radiologia do Hospital São Carlos/Clinica São Carlos Imagem
Docência: Coordenadora e Professora da Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral – Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa/Centro Universitário Farias Brito (FBUNI).


Francisco Dower Barroso Frota
""


Graduação: Universidade Federal do Ceará (UFC).
Residência médica: Pontificia Universidad Católica de Santiago de Chile Visiting Fellow em MRI in Abdominal Imaging, Hospital Universitario Doctor Peset- Universitat de València, Valência, Espanha.
Membro titular: Sociedade Chilena de Radiologia.
Membro titular: Sociedade Cearense de Radiologia.
Docência: Preceptor da Residência Médica em Diagnóstico por Imagem e Radiologia do Hospital São Carlos/Clinica São Carlos Imagem.
Docência: Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Diagnóstico por Imagem em Medicina Interna – Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa/Centro Universitário Farias Brito (FBUNI).
Docência: Professor do Curso Livre de Pós-Graduação em Ultrassonografia Geral e Doppler – Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa.


Dúvidas Frequentes

Não, nenhum curso de pós-graduação confere esse título, seja Stricto, Lato Sensu ou de Aperfeiçoamento. Há somente 2 formas que levam o médico a obter a Especialização Médica: A Residência Médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM); e as provas de título e habilidades das Sociedades de Especialidades filiadas pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Os cursos ofertados na modalidade Lato Sensu são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Centro Universitário Farias Brito (FB UNI). O certificado emitido após conclusão do programa total do curso é válido em todo o território nacional, podendo ser utilizado para comprovação de fins acadêmicos ou para concursos que exigem pós-graduação.
Voltar ao topo